sexta-feira, 30 de julho de 2010
40 Anos!
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Cajon
Este sou eu. Estou a tocar Cajon. O Cajon é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana. Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo peruano como "Patrimônio Cultural da Nação". (wikipédia).
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Back!
Esta foto é de Armação de Pera, onde também estive. Termino com uma imagem bonita, recomendando a visita ao site do Kica (Koro infantil), que me tem consumido grande parte do meu tempo de lazer. O grupo está a crescer muito e puxa pelo artista que há em mim. Tenho me divertido muito a tocar e a participar deste projecto. Há muita gente boa empenhada nele e isso dá ânimo. No dia 17 e 18 de Julho vamos celebrar um ano de vida. Ficam já todos convidados a participar nas festividades, que incluem Benção das Crianças, no 17 e Missa das 11.30 no 18.
sábado, 22 de maio de 2010
CRISE
Nem vou comentar a subidas dos impostos, o corte nos ordenados e as outras medidas que foram comunicadas. Também não comento a manutenção do TGV, como medida ostentiva de um governo que acabou, mal a direita encontrou um candidato em que as pessoas acreditassem (pelo menos um pouco mais que no Zé).
Quero comentar a medida que foi proposta pelo PP, que pretendia qualificar a vertente que mais pesa no orçamento de estado, que são as contribuições sociais, vulgo reformas, subsídios de desemprego e rendimento mínimo.
Todos, repito, todos temos a consciência que o princípio é mal utilizado. Vamos fazer alguma coisa? Não.
Sempre ouvi dizer que o trabalho dignifica as pessoas... então porque é que quem aufere destes subsídios, não colabora com a sociedade?
Proposta1: Aumentar as reformas de quem passou a vida a trabalhar. Isso sim, justiça social. E, também reformas para quem já atingiu o limite de idade, mesmo não tendo descontado tanto. Justiça social.
Proposta 2: Quem requer o Subsídio de Desemprego, logo a receber do Estado, passaria a ser considerado Funcionário Público contratado pelo período da duração do subsídio, podendo colaborar nas escolas, nos bombeiros, na segurança, na cultura, etc. em vez de ficar em casa a vegetar ou na rua a roubar.
Com tanto para fazer no nosso país, não seria este um grande contributo do Estado à sociedade? Já que lhes paga, "empresta" esse funcionário à sociedade, para a melhorar.
O PCP, o PS e o BE acham que não. É preferível ficar em casa, porque o Subsídio é um direito.
Meus bons amigos... acordem! Os direitos adquiridos acabaram e a sociedade mudou. O estado já não consegue "subsidiar" a preguiça. Há que produzir para criar riqueza. Os bons empregos acabaram ou estão a acabar. Ficaram os trabalhos.
Temos que TRABALHAR para garantir a nossa reforma. Deixemos de ver o Estado como parceiro para a nossa ociosidade, porque dali já veio tudo o que tinha a vir e agora vêm buscar aos nossos bolsos.
Acordem, por favor. Os partidos políticos, os sindicatos e todas as entidades que pactuaram com este estado de coisas, colaborem numa resolução da situação.
A nossa opinião é reflectida no voto. E, sinceramente, neste momento sinto-me envergonhado pelo governo que me representa e que foi eleito com a cumplicidade de todo o meu povo.
Deve ser a teoria do quanto mais me bates....
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Papa em Portugal
terça-feira, 11 de maio de 2010
Bicampeonato
Aliás, até sei. Recordo-me do primeiro jogo de que me recordo de ver como amante do Desporto Rei. Não me recordo do jogo, nem da equipa que jogava. Lembro-me do lance, do protagonista e do que senti.
O campeonato assenta-nos muito bem este ano. Jogámos melhor que os adversários, fomos mais regulares e merecemos ser campeões. Como diz o presidente... não contra ninguém, mas a favor dos benfiquistas que após 5 anos de abstinência, provaram mais uma vez o prazer da vitória.
sábado, 8 de maio de 2010
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Vídeo e Audio
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Nasceu a ANITA
Nasceu hoje a Anita. Filha do Artur e da Lena, irmã da minha afilhada Alice. Ainda não a vi (nasceu há pouco), mas deve ser linda como os pais. Parabens pelo nascimento. Cá estamos todos para apoiar!
quinta-feira, 22 de abril de 2010
domingo, 11 de abril de 2010
Páscoa 2010
Tendo ouvido falar na Feira do Folar, em Odeceixe, a tarde de Domingo foi a passear, incluindo claro está, Odeceixe no roteiro. A feira era um pouco "low cost" e resumia-se a umas barraquitas. No entanto, esta foto ilustra que não demos por mal empregue a iniciativa. Uma paisagem de cortar a respiração.
Segunda feira, foi dia de regresso, como habitualmente com passagem pelo Santuário de Fátima. Cumprimos o ritual das velas e de rezarmos um pouco àquela que proteje e ilumina as nossas vidas, Nossa Senhora.
Antecipando a vinda do Papa, ainda se respirava a normal tranquilidade. É um sítio Único!
quarta-feira, 7 de abril de 2010
GLORIOSO SLB
Tenho de partilhar com todos vós que o texto escrito tem um autor muito especial.
O Benfica venceu o Porto por 3-0. Jesualdo considerou o jogo equilibrado e disse que o Benfica teve sorte.
Aliás, se há coisa que o Benfica tem tido este ano é sorte. Eliminou o Marselha por sorte, goleou o Everton em duas mãos (7-0) por sorte, e imagine-se, teve a sorte do seu lado nos quatro golos marcados em Alvalade.
Talvez a sorte de vender João Pereira . Teve sorte nas contratações de Javi Garcia e Ramires.
Teve sorte com Saviola e com Airton.
Sorte essa que fez de David Luiz muito provavelmente o melhor defesa central da Europa.
Sorte de ter nascido lampião.
Podem dizer o que quiserem, mas este ano é do BENFICA!
sexta-feira, 26 de março de 2010
Filarmonia da Beiras na Igreja do Carmo
segunda-feira, 22 de março de 2010
Benfica Ganha na Taça da Liga
quinta-feira, 18 de março de 2010
Eleições no PSD
terça-feira, 9 de março de 2010
Feira de Turismo - Vila Nova de Milfontes
Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Odemira e tal como no ano passado, vai contar com a presença deste vosso amigo.
Visitado por muitos "emigrantes" (como eu) a altura da Feira é muito oportuna e o seu conteúdo é o de mostrar aos visitantes o que de melhor o Alentejo tem para oferecer.
No ano passado, depois de um fantástico almoço de Páscoa na Zambujeira, rumei a Milfontes e além de ver um conjunto de produtos e iniciativas que se vão fazendo por "aquelas bandas (e eu cá deste lado)" assiti ao canto alentejano pelo Grupo de Cantares de Portel.
Fica a recomendação! Quem vive e gosta do alentejo, não pode perder esta Feira.
DIA DA MULHER
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Sapatinhos para a Chuva
Pastelinos de Belém
Uma das coisas boas que Lisboa tem, além da placa "A1 - NORTE" (Sic, Jorge Nuno Pinto da Costa) são os famosérrimos e deliciosos Pastelinhos de Belém.
Como os fazem não sei. Aliás, apesar da receita estar afixada na parede, ninguém os faz de maneira igual. O que é certo é que se trata de uma empresa nacional, fundada em 1837, a fazer portanto, quase 200 anos.
Fim de Semana Perfeito no Jardim Zoológico de Lisboa
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Escutas x Liberdade de Imprensa
Tenho que confessar como nota prévia que não simpatizo com este primeiro ministro. Não é da minha cor política e como pessoa e profissional ostenta alguma características com as quais não empatizo e que julgo ser perniciosas para o exercíssio da função de PM, logo prejudiciais para o meu país.
Não votei em Sócrates e não vou dizer que já previa esta situação, mas que tinha alguma probabilidade de acontecer, lá isso tinha.
Vamos por partes...
Há umas escutas que apanham o PM numa conversa comprometedora. Trata-se de uma conversa privada? Falam de miudas, de futebol ou combinam uma tainada?
Não! Discutem temas do país, nos quais indicam nomes e atitudes a tomar.
O que faz o Juiz de Aveiro? Manda investigar!
O que faz o presidente do TC? Manda destruir as escutas. Estranho, não?
Resta acrescentar que só o Presidente do Tribunal Cosntitucional tem poder para mandar validar as escutas a figuras de estado, entre as quais está o PM.
Obviamente, o Juiz de Aveiro, que ouviu as escutas e apurou serem indiciadoras de crime, discordou na essência e não destruiu. Fez bem. Só porque são elegais as escutas (NR: Só o presidente do TC pode autorizar as escutas), havendo indícios de crime ao escutarem outros, as mesmas devem ser válidas.
Este é mais um caso envolvendo o PM. São muitos os casos. Casos demais, que deviam levar a uma atitude do Presidente da República.
Como português sinto-me envergonhado. Estou de consciência tranquila, porque não votei neste governo, mas isso não chega.
Por muito menos, Santana Lopes foi demitido do Governo. E Santana, apenas era incompetente. Sócrates está envolvido na questão da Independente, dos projectos na covilhã, no caso Freeport, e agora na questão da liberdade de imprensa.
Que bela democracia temos nós...
Mas estranhamente, os cães ladram e a caravana passa!
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
O Kica a brilhar no Carmo
Este fim de semana ficou marcado por dois momentos muito simpáticos: o Jantar mensal do Paris Carmeli (o grupo de casais a que pertenço) e uma actuação do Kica.
Parece mal dizer que vamos "actuar" à missa, mas é verdade meus amigos e dizer o contrário é deixar o pecado da vaidade para enveredar pelo pecado da mentira. E, eu prefiro pecar pelo primeiro.
Também diria que me esforço para ser vaidoso... dou o litro. Exijo de mim e de quem me rodeia. Como diria José Cid "nasci para a música" e procuro através dela complementar aquele artista que há em mim e que gosta de ter público para o aplaudir.
O Kica reúne grandes músicos, daqueles que foram criados e orientados para criar. Fazer mais do mesmo é uma seca. Isso é para as máquinas... os criativos exploram sempre novos caminhos. E, quando um homem sonha, o mundo pula e avança!
A tarde de sábado foi então de Ego lá em cima. Um ensaio e uma missa espectacularmente bem tocada e cantada. Muitos elogios, sendo o principal proveniente do tímido padre Brito.
O "publico" aplaudiu. Duas vezes! Mas não era Deus que deveria ser aplaudido numa missa? Era, sem dúvida. Os aplausos também foram para Ele, pois dotou-nos de talento e de vontade de colocar esse talento em prol da Igreja.
A festa de Sábado foi bestial. Tirámos um som muito agradável do conjunto e os coros (o Kica e o Lauda) "soltaram cá para fora" um som pujante, cheio de garra e energia.
Frei Brito classificou-o como "pareciam anjos a cantar". É verdade. Ouvir um coro de crianças a cantar é musicalmente refrescante.
Tocar com o Fábio, a Carolina, a Inês, a Sofia, o Fernando e o André (que esteve na percussão) é altamente estimulante. No ensaio o Fabinho "saca" uma "Bossa Nova" para o Pai Nosso que me levou ao céu... Eu disse: "pessoal, vamos todos atrás dele..." E, foi uma delícia de ouvir...
Como diria uma mãe, culturalmente mais envolvida: "já paguei para ouvir coisas com menos qualidade".
É bom de ouvir. Muito bom de ouvir. O André, o "eterno companheiro de Route" tirou um som muito legível e equilibrou muito bem todos os registos.
Tivessemos todos os músicos e coralistas presentes e a festa ainda seria maior.
Sábado foi um dia daqueles para mais tarde recordar! Muitas vezes.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Haiti

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
AVATAR
Na semana entre o Natal e o Ano Novo, decidi ir ver aquele que é já considerado o filme do ano, candidato a vários prémios e distinções.
James Cameron, o realizador de Titanic, mais uma vez consegue surpreender e apresentar uma obra prima, recheada de maravilhosos efeitos especiais e servida pela cada vez mais popular tecnologia do 3D.
A história não é nada de especial (Melhor Argumento não deve ganhar de certeza), mas tudo o resto é muito bom de ver e ouvir.
É uma experiência de cinema muito fascinante e surpreendente. É daqueles filmes que marcam um período na história do cinema (AA e DA - Antes de Avatar e Depois de Avatar).
Não percam portanto a exibição em cinema, porque a versão DVD ou mesmo quando pudermos visionar na TV, não serão comparáveis.
Fiquei maravilhado quando vi Titanic e abismado com Avatar, sobretudo com o que já é possível fazer em cinema.
http://www.avatarmovie.com/index.html
Vejam o Trailer. E vão ver o filme!
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Reveillon 2010_Ao rubro no Mira Villas
O Hotel Mira Villa acolheu mais uma vez para a festa de Passagem de Ano, a dupla de DJ's Feedback e Tz, que animaram as hostes (quase) até de manhã.
Num ambiente de requinte e distinção os convivas disfrutaram de um menu gourmet e de uma animação que contou com um momento espectacular de música ao vivo, na bonita voz da Elsa e dos grandes hits do presente e do passado que tiveram este efeito nas pessoas... dançar sem parar.
A música escolhida para a meia noite foi o I Gotta Feeling dos Black Eyed Peas, que soube-se depois, foi a música mais tocada à meia noite EM TODO O MUNDO. Espectacular!
Todo o mundo em sintonia à volta de uma música... e nós também.
Foi muito divertido, destacando-se obviamente o momento da meia noite e aquele em que as meninas vieram para a pista cantar e dançar "As Doce" e os meninos arrasaram com "os Excesso" e o eterno "Eu sou aquele".
Venha então o 2010 com muita saúde para todos e animação idêntica à vivida na passagem do ano.