quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cajon



Este sou eu. Estou a tocar Cajon. O Cajon é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana. Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo peruano como "Patrimônio Cultural da Nação". (wikipédia).
O meu amigo e grande locutor da Aveiro FM, António Filipe, falou-me deste instrumento há muitos anos e eu não lhe dei a devida importância. Depois de assistir a alguns concertos (nomeadamente o da Mariza) e de ter ouvido o Coro da Vera Cruz a utilizá-lo no casamento da TT, na Carvalheira, decidi comprar uma coisa destas e dedicar-me a aprender.
Como se vê, é um instrumento de percussão e substitui muito bem a bateria, criando várias áreas de sensibilidade, com sons diferentes. No Kica tenho utilizado o referido instrumento para embalar o coro e dar-lhe outra projecção. Este fim de semana, entre ensaios e celebrações fiquei com a mão um pouco vermelha. Ossos do ofício. Há vídeos muito interessantes de Cajon no Youtube, que recomendo vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário