domingo, 11 de abril de 2010

Páscoa 2010

Este ano v0ltei a cumprir a promessa... enquanto o meu avô for vivo (faz este ano 100 anos), irei religiosamente passar a Páscoa à Zambujeira do Mar.



Há já bastantes anos que o meu avô instituiu o almoço de Páscoa na Zambujeira, com a família (obviamente por razões geográficas, a família mais radicada a sul) e, depois de vários anos sem poder participar desta iniciativa (devido às inúmeras responsabilidades que me detinham am Aveiro, relativas ao Carmo e ao Coro), posso agora ter este miminho para com o meu avô, partilhando este almoço, que para ele é muito importante.
Com essa boa desculpa, rumámos ao Alentejo para 4 dias de pausa, com um plano traçado de actividades. O Sábado seria passado na Piscina do ZMAR (eco-camping).
Já vos falei no ZMAR... é uma das coisas boas que a Costa Vicentina tem presentemente e que felizmente contribui para que os dias lá passados possam ter outro encanto, quanto mais não seja, para "chapinhar" na piscina de ondas.



A noite de Sábado foi preenhida com a ida a Milfontes para apreciar a Feira de Turismo e jantar com a simpatiquíssima família do Ricardo. Infelizmente o totó deste vosso amigo levou a máquina fotográfica a passear a Milfontes, mas não registou nenhum momento.
Do jantar, nem valia a pena, pois, não vos conseguiria mais convencer de que efectivamente ando de dieta. Da feira, estava melhor que no ano passado, ressalvando a péssima escolha de animação musical, um duo de música instrumental que nem agradou a jovens nem a menos jovens.
Dizia-me o Ricardo que se o João Paulo Cavaco não estivesse nessa noite a dar baile nas Amoreiras, faria um brilharete. Uma noite 6 estrelas, um pouco ventosa, mas com a amizade e o rio Mira a assumir tons muito bonitos.
Domingo foi dia de missa, rezada e cantada em alentejaNo (é uma variante muito revigorante) e depois o tão propalado almoço de Páscoa.
Para quem não é daquela zona, fique a saber que o prato tradicional alentejano no Domingo de Páscoa é o Ensopado de Borrego. E foi esse piteu que degustámos, acompanhados na iniciativa pela família Duarte e pelo Manel e Maria, todos primos, pela parte do meu pai.


Tendo ouvido falar na Feira do Folar, em Odeceixe, a tarde de Domingo foi a passear, incluindo claro está, Odeceixe no roteiro. A feira era um pouco "low cost" e resumia-se a umas barraquitas. No entanto, esta foto ilustra que não demos por mal empregue a iniciativa. Uma paisagem de cortar a respiração.



Segunda feira, foi dia de regresso, como habitualmente com passagem pelo Santuário de Fátima. Cumprimos o ritual das velas e de rezarmos um pouco àquela que proteje e ilumina as nossas vidas, Nossa Senhora.



Antecipando a vinda do Papa, ainda se respirava a normal tranquilidade. É um sítio Único!

Sem comentários:

Enviar um comentário