quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal



Chegámos ao Natal!

Católicos ou Ateus, ninguém fica indiferente ao Natal.

O Natal celebra o nascimento de Jesus, que para a Igreja Católica assume ainda o epíteto do "Salvador" porque na Páscoa, depois de morrer pela humanidade, ressuscita.

E esse é o principal condimento da nossa fé.

Para quem não é cristão, professando outra religião (ou pura e simplesmente não sendo coisa nenhuma), não deixa de ser simpático que, pelo menos o nascimento de Jesus, vulgo Natal, sirva para alguma coisa.

Para já o Natal é momento de paragem. Mesmo para quem não queira, pelo facto de meio país parar antes e depois do Natal, leva a que, voluntáriamente ou involuntáriamente, também paremos.

Depois, as campanhas de solidariedade que abundam na nossa sociedade e as campanhas comerciais, despertam os nossos sentidos para os outros.

Sendo católico e não dispensando uma grande "carga" emotiva e religiosa à volta do acontecimento, confesso que o que mais me atrai no Natal é a família se virar para a família.

Pelo menos, na prenda que é oferecida.

Felizmente, provenho de uma família unida e que celebra o Natal condignamente.

O tempo passa e o meu nervosismo e expectativa enquanto garoto relativamente à ceia de Natal e a subsequente troca de prendas, transferiu-se para a minha filha.

Quando observo a sua impaciência e preocupação com os preparativos para o evento, revejo-me, numa salutar e preciosa continuidade geracional.

O Natal é a festa de Jesus e é a festa da Família. Quem não opte por previgeliar a primeira opção, escolha a segunda. Está bem na mesma.

Queremos muitas vezes muita coisa e sobretudo uma vida melhor. Pensemos que estarmos no meio da tabela, i.e., termos uma família para celebrar, uma ceia para saborear e um presente para oferecer, colocam-nos seguramente em melhores condições perante aqueles que não têm alguma destas coisas, ou mesmo nenhuma delas.

O Natal foi feito para todos. Foi um sinal claro de que devemos olhar à nossa volta e pelo menos, pensar nos que nos rodeiam e o que podemos fazer para tornar essa convivência mais feliz.

Desejo a todos os leitores deste meu espaço um Santo e Feliz Natal

Sem comentários:

Enviar um comentário