terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cimeira Ibero Americana 2009


Terminou hoje a Cimeira Ibero-Americana 2009, realizada em Lisboa.


Ponto de convergência Política e Económica, o evento trouxe a Lisboa as principais figuras do espectro político dos interessados e até a cantora Shakira, mais vestida do que o habitual, que veio pedir apoio para a sua Fundação e para a sua Causa, meritória, de ajudar as crianças menos favorecidas da América Latina.


Sou da opinião de que, é preferível esta rapaziada estar sentada à mesma mesa e fazer umas jantaradas sumptuosas do que andarem à traulitada.


Esta cimeira da "Liga de Honra" (se compararmos com os G-8, que esses sim, pautam o ritmo do planeta), é importante para nós, pois jogamos nela. A cooperação nestes países é fundamental para impormos a nossa presença, e reivindicarmos o papel de país geoestratégico moderado, com forte pendor de influência (já pareço o Gabriel Alves!) junto dos países lusófonos de África (Angola, Moçambique, Cabo Verde) e do próprio Brasil.


Discordo da sumptuosidade em tempo de crise. Vêm resmas de políticos confraternizar às custas do nosso parco orçamento (nas jantaradas e almoçaradas oferecidas), quando se sabe que, e passo a citar, "os acordos já estão negociados e firmados, para não haver surpresas desagradáveis nestas cimeiras". Fim de citação.


Ora, então porque não enviam uns mails uns aos outros e poupam nas viagens, estadias e comezainas?


Porque é mais fixe assim! E político é "humano como as pessoas" (Cit: Lili Caneças). Também gosta de tainadas. Já que não pode convidar o pessoal para ir lá a casa, organizam estas cenas, com catering mais elaborado.


A história destas cimeiras fica marcada pelo "eterno" discurso de Fidel Castro de 3.30h, até às 3 da manhã (o mais longo!) e pela falta de paciência do Rei espanhol quando soltou o já contagiante "Por que No te Callas", para tentar por fim à irreverencia de Hugo Chaves, presidente da Venezuela que "no se Callava".


Como somos "uns tipos porreiros" e a nossa capital continua a ser Madrid, para nós corre sempre bem. O Zé fez um discurso "Porreiro, Pá" e o Aníbal distribuiu simpatia, proferindo a carismática e surprendente, inolvidável e que vai ficar para a história, mensagem: "Agora é preciso passar das palavras aos actos".


Parabens Sr. Presidente, eu não diria melhor.


Resumindo, parabens à organização Portuguesa da Cimeira. É unânime a opinião de que correu bem a cimeira. Agora, pegando nas palavras sábias, pertinentes e supreendentes do Sr. Presidente da Republica Portuguesa, "é preciso passar aos actos"!

Sem comentários:

Enviar um comentário