quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal



Chegámos ao Natal!

Católicos ou Ateus, ninguém fica indiferente ao Natal.

O Natal celebra o nascimento de Jesus, que para a Igreja Católica assume ainda o epíteto do "Salvador" porque na Páscoa, depois de morrer pela humanidade, ressuscita.

E esse é o principal condimento da nossa fé.

Para quem não é cristão, professando outra religião (ou pura e simplesmente não sendo coisa nenhuma), não deixa de ser simpático que, pelo menos o nascimento de Jesus, vulgo Natal, sirva para alguma coisa.

Para já o Natal é momento de paragem. Mesmo para quem não queira, pelo facto de meio país parar antes e depois do Natal, leva a que, voluntáriamente ou involuntáriamente, também paremos.

Depois, as campanhas de solidariedade que abundam na nossa sociedade e as campanhas comerciais, despertam os nossos sentidos para os outros.

Sendo católico e não dispensando uma grande "carga" emotiva e religiosa à volta do acontecimento, confesso que o que mais me atrai no Natal é a família se virar para a família.

Pelo menos, na prenda que é oferecida.

Felizmente, provenho de uma família unida e que celebra o Natal condignamente.

O tempo passa e o meu nervosismo e expectativa enquanto garoto relativamente à ceia de Natal e a subsequente troca de prendas, transferiu-se para a minha filha.

Quando observo a sua impaciência e preocupação com os preparativos para o evento, revejo-me, numa salutar e preciosa continuidade geracional.

O Natal é a festa de Jesus e é a festa da Família. Quem não opte por previgeliar a primeira opção, escolha a segunda. Está bem na mesma.

Queremos muitas vezes muita coisa e sobretudo uma vida melhor. Pensemos que estarmos no meio da tabela, i.e., termos uma família para celebrar, uma ceia para saborear e um presente para oferecer, colocam-nos seguramente em melhores condições perante aqueles que não têm alguma destas coisas, ou mesmo nenhuma delas.

O Natal foi feito para todos. Foi um sinal claro de que devemos olhar à nossa volta e pelo menos, pensar nos que nos rodeiam e o que podemos fazer para tornar essa convivência mais feliz.

Desejo a todos os leitores deste meu espaço um Santo e Feliz Natal

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Beira na Primeira e Benfica Campeão!

Nos meus fantásticos tempos da Rádio, onde fui locutor e apresentador de programas durante 13 anos, costumava parodiar com a rapaziada do Departamento de Desporto que o meu fim de semana perfeito em termos desportivos, contemplava uma vitória do meu Beira Mar, do meu Benfica, a derrota do Sporting e do Porto.

Para ser perfeito, este fim de semana apenas não teve a derrota do Sporting, mas ao invés, teve um "Beira na primeira" posição da Liga Vitalis.

Para um clube que atravessa um momento directivo muito compicado, que tem salários em atraso e que corre o risco de acabar, liderar a "2ª divisão" é nota de destaque.

Parabens aos jogadores e treinador que souberam até agora arregaçar as mangas e vencer as vicicitudes, mostrando que o Beira tem que estar na primeira.

Quanto ao maior clube do mundo, venceu esta semana o Porto. Acho que foi um bom resultado para os Dragões. Defrontar o glorioso, na Luz e só levar um golo, é positivo.

O Porto é um dos grandes da Europa e ficou provado na Luz. É bom para Portugal ter clubes competitivos como o Porto que agora vai defrontar o Arsenal na Champions e que esperamos todos que supere mais esta etapa.


Mas, jogar no campo do Benfica este ano, meus amigos, não é fácil para ninguém. Venha Barcelona, ou Milan. A equipa é boa e bem orientada. Assim mantenham este rumo, pois está na hora de assegurar o lugar que o Benfica merece no panorama nacional e europeu.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Criatividade acima de tudo...

Há vídeos fantásticos na Internet. Este é um deles. Parece ser um pouco desajustado para marcar presença neste blog, mas é só criatividade. Vejam até ao fim e interajam com a imagem.

http://www.koreus.com/video/blonde-strip-tease.html

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Um sítio, duas pessoas, muito sentimento
















Um sítio, a Zambujeira! Duas pessoas: Joana e Manel.
80 anos a separar as idades
O Manuel é o meu avô que fez no dia 12 de Dezembro, 99 anos.
No próximo ano faz 100 e está prometido uma almoçarada na Zambujeira, onde passou quase toda a sua vida.
















Há pessoas e sítios que nos fazem suspirar estes três, são alguns deles.
Sobre estes três ainda vou escrever muito, mas para assinalar o dia 12.12.1910, transcrevo um poema do meu avô, que invariávelmente inicia a poesia que invariávelmente assinala os seus aniversários.


A minha terra é S. Teotónio
Uma Vila que toda a gente inveja
Sou do Concelho de Odemira
E do Distrito de Beja

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma Prenda, Um Sorriso


Por esta altura do ano, surgem as mais variadas campanhas de ajuda ao próximo. Pode-se criticar o facto de apenas nesta altura do ano se lembrarem de levar a cabo estas iniciativas... o que conta é a intenção, e mais vale poucas e boas do que nenhumas.
Como não podia deixar de ser, estou associado à campanha que a minha empresa está a realizar e que reverte a favor da Rouparia Solidária (da paróquia da Glória, em Aveiro) e o Lar do Divino Salvador.
Apelando ao coração de todos, nesta ou noutra iniciativa, devemos dar algo que é nosso. Continuo a achar que a melhor prenda não é a monetária e pode passar por um simples brinquedo ou uma manta, acompanhado de um sorriso.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Festa Continua

A festa continuou pela semana dentro, com mais momentos de festa do que dias para a gozar. Na 2ª feira, a Elsa fez anos (não digo quantos, porque nestas coisas as senhoras ficam aborrecidas) e fomos celebrar em família no Hotel Imperial.

Confesso-vos que adoro ir ao Hotel Imperial jantar. É um sítio com empregados de mesa à moda antiga, i.e., altamente eficientes e profissionais, mas ao mesmo tempo irradiam simpatia e fazem os clientes sentirem-se à vontade e em família.

A minha esposa, a aniversariante, foi saudada e felicitada por todos os empregados, a mesa de jantar, estava reservada com uma rosa fresca e muito bonita (isso já foi obra cá do rapaz!) e depois da surpresa da prenda, a "casa" ofereceu uma garrafa de espumante para brindarmos ao aniversário.

Um jantar a 3, muito especial... Como a Joana faz anos no dia seguinte, normalmente a Elsa fica prejudicada, pois apesar da celebração ser em conjunto, o aniversário da Elsa passa sempre para segundo plano.

Desta vez, teve a festa que merecia.

Na terça, a Ana Margarida foi baptizada na Sé. Filha dos nossos amigos Tiago e Cristina, e lindíssima, esteve muito tranquila e serena na cerimónia presidida pelo Padre Francisco. Depois da conversa pessoal que tive com o Pe.Francisco, à mesa da Boda do Casamento da minha afilhada TT, fiquei fã dele.

Um homem muito inteligente, não só pela profundidade com que estuda e executa o processo religioso, como tem a capacidade de comentar a actualidade (também religiosa) com isenção e propriedade.

Este muito bem, claro e a missa só foi assim um pouco menos solene porque os músicos do coro que deveria animar a missa, baldaram-se. E apareceram apenas alguns cantores e uma flauta. Como "profissional" destas coisas, não posso deixar de reparar.

O almoço de Baptizado foi no Solar das Estátuas e foi muito agradável, não só porque a comida estava excelente, como pelo facto de ser mais uma oportunidade de conviver com grandes amigos.

O Tiago e a Cristina tiveram um gesto muito bonito ao providenciarem um bolo, que serviu para cantar os parabens à Joana, que fazia anos.

Surpreendeu vivamente a moça e os pais. Fez-me perceber mais uma vez e completar a definição de amizade. Então ser amigo também "é lembrar do aniversário da outra pessoa, surpreendendo-a, numa festa de baptizado, transformando-a por momentos, no seu aniversário". Quem tiver paciência pode completar na Wikipédia!

Hoje, duro regresso ao trabalho, depois da festança toda. Bom, será um intervalo, pois dia 12, Sábado, o meu avô faz 99 anos e a festa continua. Sim, leram bem... NOVENTA E NOVE ANOS!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fim de Semana, com muito Carmo!

Fim de semana de grandes emoções.

No Sábado, a reunião mensal do Grupo de Casais Carmelitas (a que pertenço) e no Domingo a estreia do KICA.

No Sábado, à mesa da casa do Pedro e da Susana (que esperam mais companhia para breve), contámos com quase todos os casais do grupo. Convivemos, cantámos e rezámos. E comemos, claro. Foi uma boa jornada de reflexão, desafiados que fomos pela oração preparada pelo casal anfitrião e por um texto-surpresa do Frei João, em que evoca a dicotomia entre o tradicional e o inovador. Fica a questão... em Igreja, qual a fronteira entre o tradicional e a inovação?

O detalhe desta reunião pode ser acompanhado no site amigo do Paris Carmeli.




No Domingo, estreámos o KICA (Koro Infantil do Carmo de Aveiro) em missas regulares. O evento, que deu algum trabalho correu, no meu entender muito bem, numa jornada que juntou filhos, pais e avós em igreja.

Cantou-se (era esse o propósito principal), rezou-se e conviveu-se muito, com pessoas que passam pela vida ao nosso lado e que gostamos muito de partilhar os nossos momentos de lazer com elas.




As pessoas envolvidas empenharam-me muito, colocando o seu talento ao serviço dos miudos. O resultado foi uma boa experiência em igreja dos mais pequenos que reclamaram a repetição da iniciativa.

Como católico, carmelita, músico e pai, não poderia estar mais satisfeito com as sensações que foram proporcionadas.





A póxima missa do Kica já será em 2010, em Janeiro. Agora os "kicos" vão usufruir de outra festa muito bonita que é o NATAL.

Sondagem

Terminou mais um inquérito aos internautas, este respeitante à figura do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro. A votação não foi de todo expressiva e indicou uma preferencia unânime em Girão Pereira, como tendo sido o melhor presidente da CMA dos últimos 20 anos.

Confesso que partilho dessa opinião, sendo que quer Alberto Souto, quer Élio Maia, com estilos bem diferentes também prest(ar)am um bom serviço à cidade.

Celso Santos, que recordemos ficou a substituir Girão Pereira, aquando da sua eleição para o Parlamento Europeu, também não comprometeu, embora tenha feito uma presidência mais discreta do que os atrás visados.

O próximo inquérito aos internautas tem a ver com o Natal e as prendas. Neste caso, as prendas que poderiamos pedir aos nossos governantes.

Vamos pedir a prenda ideal!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

KICA - Estreia este Domingo no Carmo de Aveiro


Cumpre-se este fim de semana mais uma etapa (importante) daquilo que penso ser a minha missão aqui na Terra, enquanto católico.
Descobrindo muito cedo a minha vocação como músico e encontrando também muito cedo o lugar que me estava destinado no contexto da Fé e da Igreja, procurei sempre prestar um serviço à comunidade, liderando, empurrando ou simplesmente participando em projectos que de alguma forma atraissem gente para a Igreja, especialmente jovens.
Primeiro nos Passarinhos e depois no Karmel Juve cumpri parte da minha aprendizagem do que é ser interventivo no Carmo. Com o Voces Carmeli cumpri a minha juventude, completando o ego com vários grandes concertos e 4 vitórias em Festivais da Canção.
A nível mais espiritual, o Mons Carmeli, de 90 a 94 e agora o Paris Carmeli (Grupo de Jovens Casais do Carmo) vêm preenchendo e enriquecendo a minha vivencia enquanto carmelita e pessoa.
Este ano de 2009 marca o fim do meu ciclo no Voces Carmeli e abre portas para um novo projecto que é o KICA. O Kica é o Koro Infantil do Carmo de Aveiro e pretende acolher as crianças entre os 6 e os 12 anos.
No Domingo vamos animar a primeira missa, juntamente com o Voces Carmeli, numa cerimónia que para mim, tem muito de simbólico, uma vez que é como que a ponte, entre os dois projectos, pessoalmente falando, claro.
No Domingo, vou estar com o meu Padre de referencia dos últimos 20 anos, o que me casou e baptizou a minha filha, um grande amigo de nome Rui Rodrigues, vou estar com grandes amigos a tocar e vou ouvir a minha filha a cantar juntamente com muitos amigos da sua idade, que por sinal, grande parte deles, são também os filhos de grandes amigos, aqueles que marcaram os últimos 20/30 anos no Carmo.
Quando se fala tanto de falta de valores, da desagregação da Família enquanto instituição e da desertificação da Igreja Católica, aqui estamos nós, dando o corpo, a cara e o talento para fazer este projecto funcionar e inverter este estado de coisas.
No Domingo vou divertir-me muito, porque vamos fazer uma grande festa da Igreja, na Igreja do Carmo, vou estar com grande amigos e vou também tocar, um acto que liberta o artista enclausurado que há em mim.
Estão todos convidados a virem partilhar deste sonho. Termino com o título que o Frei Rui deixou no seu comentário, na página do KICA.
"Mais do que o que sonhava!"

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cimeira Ibero Americana 2009


Terminou hoje a Cimeira Ibero-Americana 2009, realizada em Lisboa.


Ponto de convergência Política e Económica, o evento trouxe a Lisboa as principais figuras do espectro político dos interessados e até a cantora Shakira, mais vestida do que o habitual, que veio pedir apoio para a sua Fundação e para a sua Causa, meritória, de ajudar as crianças menos favorecidas da América Latina.


Sou da opinião de que, é preferível esta rapaziada estar sentada à mesma mesa e fazer umas jantaradas sumptuosas do que andarem à traulitada.


Esta cimeira da "Liga de Honra" (se compararmos com os G-8, que esses sim, pautam o ritmo do planeta), é importante para nós, pois jogamos nela. A cooperação nestes países é fundamental para impormos a nossa presença, e reivindicarmos o papel de país geoestratégico moderado, com forte pendor de influência (já pareço o Gabriel Alves!) junto dos países lusófonos de África (Angola, Moçambique, Cabo Verde) e do próprio Brasil.


Discordo da sumptuosidade em tempo de crise. Vêm resmas de políticos confraternizar às custas do nosso parco orçamento (nas jantaradas e almoçaradas oferecidas), quando se sabe que, e passo a citar, "os acordos já estão negociados e firmados, para não haver surpresas desagradáveis nestas cimeiras". Fim de citação.


Ora, então porque não enviam uns mails uns aos outros e poupam nas viagens, estadias e comezainas?


Porque é mais fixe assim! E político é "humano como as pessoas" (Cit: Lili Caneças). Também gosta de tainadas. Já que não pode convidar o pessoal para ir lá a casa, organizam estas cenas, com catering mais elaborado.


A história destas cimeiras fica marcada pelo "eterno" discurso de Fidel Castro de 3.30h, até às 3 da manhã (o mais longo!) e pela falta de paciência do Rei espanhol quando soltou o já contagiante "Por que No te Callas", para tentar por fim à irreverencia de Hugo Chaves, presidente da Venezuela que "no se Callava".


Como somos "uns tipos porreiros" e a nossa capital continua a ser Madrid, para nós corre sempre bem. O Zé fez um discurso "Porreiro, Pá" e o Aníbal distribuiu simpatia, proferindo a carismática e surprendente, inolvidável e que vai ficar para a história, mensagem: "Agora é preciso passar das palavras aos actos".


Parabens Sr. Presidente, eu não diria melhor.


Resumindo, parabens à organização Portuguesa da Cimeira. É unânime a opinião de que correu bem a cimeira. Agora, pegando nas palavras sábias, pertinentes e supreendentes do Sr. Presidente da Republica Portuguesa, "é preciso passar aos actos"!